Artigos

A lipoenxertia pode ser indicada para aprimorar uma lipoaspiração, por isso é freqüente a associação das duas técnicas em um mesmo ato cirúrgico. Melhora os contornos de algumas regiões do corpo e do rosto, como lábios e glúteo.

Popularmente conhecida como lipoescultura, esse procedimento consiste no aproveitamento de gordura removida pela lipoaspiração para melhorar os contornos de algumas regiões do corpo e do rosto, como lábios e glúteo.

Ressalta-se que a gordura injetada é em parte absorvida pelo organismo no período aproximado de quatro a seis meses. Este procedimento exige uma técnica mais cuidadosa e cânulas mais finas. A lipoenxertia pode ser indicada para aprimorar uma lipoaspiração, por isso é freqüente a associação das duas técnicas em um mesmo ato cirúrgico.

Para os procedimentos menores, utiliza-se anestesia local com sedação, mas quando há várias áreas a serem tratadas, a opção recai para a anestesia peridural. O período do ato cirúrgico varia entre duas a quatro horas, sendo o tempo médio de internação de um dia. Devido à utilização de cânulas finas, as incisões geralmente não são maiores que quatro milímetros e costumam atingir uma boa cicatrização.

Não se deve fazer pressão excessiva sobre a área enxertada, a fim de evitar a reabsorção da gordura. Diante disso, os pacientes que tiveram enxerto de gordura na nádega, por exemplo, devem deitar sobre o abdômen (decúbito ventral) e de lado por, pelo menos, 10 dias, evitando pressão direta sobre o local enxertado.

Av.Contorno 4747 Belo Horizonte MG
(31)3282-2339